Como era a Cidade de Harã?

 

No livro de Gênesis temos as primeiras referências a essa cidade. As vezes que foi mencionada está relacionado com Abraão, sem contudo nos informar dados sobre ela. Vejamos os textos abaixo:

Gênesis 11: 31 "Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram".

Gênesis 11:32 "Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã".

Gênesis 12:4 "Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã".

Gênesis 12:5 "Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram".

No livro de Números aparece a primeira informação de que a cidade é fortificada. Veja:

Números 32:36 "Bete-Ninra e Bete-Harã, cidades fortificadas; e construíram currais de ovelhas".

No Novo Testamento há duas referências a esta cidade, mencionadas por Estevão, ambas se referindo a Abraão, sem contudo prestar maiores esclarecimentos quanto a cidade, a não ser que ela ficava na Mesopotâmia, veja: Atos 7:2  "Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã",e Atos 7:4 "Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais."

Sabe-se que Jacó esteve nesta cidade onde morava seu tio Labão, tendo lá permanecido por cerca de 14 anos.

Era uma cidade de Padã-Arã. Alguns comentaristas da Bíblia, afirmam que ela ficava na Assíria.  E, que era um dos mercados de Tiro. Mas segundo os textos de Gênesis a seguir indicam que também chama-se Naor e ficava na Mesopotâmia, confirmando o que já mencionamos acima em Atos 7:2. Veja: Gênesis 24:4 "Abraão pede ao seu servo Eliézer que vá buscar uma esposa para Isaque no meio de seus parentes, vejamos o texto: "mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque." E, Gênesis 24:10  "Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor". 

Outros comentaristas, argumentam que ainda hoje existe o lugar com o seu antigo nome de Harã, e encontra-se nas margens de um afluente do rio Eufrates.

 

Augusto Bello de Souza Filho

Bel em Teologia

 

Bibliografia:

 

Rev. A.R. Buckland, M.A e Rev. Dr. Lukyn Williams; Traduzido por Joaquim dos Santos Figueiredo, Dicionário Bíblico Universal, Editora Vida, 1981.

 

VOLTAR